Escolhas

"Existem dois jeitos de viver: acomodar-se ou ousar. Quando lutamos por idéias nas quais acreditamos nasce daí um sentimento de dignidade de ser alguém que faz a diferença"



Roberto Shinyashiki

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Comissão do Senado aprova projeto de lei que obriga contratação de farmacêutico no SUS; PLS segue para tramitação na Câmara

Projeto de Lei do Senado segue para tramitação na Câmara dos DeputadosSão Paulo, 6 de junho de 2012.
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou hoje (6 de junho), em decisão terminativa, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 62/2011, que prevê a contratação obrigatória de farmacêutico inscrito nos Conselhos Regionais de Farmácia em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que disponham de farmácias ou dispensários de medicamentos.
Ao justificar o projeto (PLS 62/2011), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) explicou que a medida visa assegurar o uso racional de medicamentos. Ela observa que, sem farmacêutico, “o manuseio e a dispensação de medicamentos é feita por profissionais que não têm competência para o exercício da função”.
Em seu voto favorável, a relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), observou que a assistência farmacêutica no âmbito do SUS deve ter a mesma importância que as outras ações de saúde, contando com profissionais habilitados.
– Da mesma forma que não se considera razoável transferir para outra categoria profissional a responsabilidade do médico de realizar o diagnóstico clínico e prescrever o tratamento adequado, também não é razoável permitir que outro profissional assuma a responsabilidade pela realização das atividades de assistência farmacêutica nas unidades do SUS – disse a relatora.
Ana Amélia apresentou substitutivo para que o dispositivo que torna obrigatória a presença de farmacêutico em unidades do Sistema Único de Saúde seja inserido na Lei Orgânica do SUS (Lei 8.080/1990) e não na Lei 5.991/1973, que regulamenta a assistência farmacêutica prestada pela iniciativa privada, como previsto pela autora do projeto. Como o projeto foi aprovado na forma de substitutivo, passará por uma votação em turno suplementar. Se confirmada a aprovação, poderá seguir para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para exame pelo Plenário, já tramita em caráter terminativo.

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Pessoal Divulguem!
A maioria da população desconhece o fornecimento de medicamentos gratuitos nas farmácia populares.

Um abraço!

Profa Priscila


A partir de 4 de junho, o Ministério da Saúde distribuirá gratuitamente três medicamentos para asma nas farmácias populares. São eles: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. A distribuição integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado na última semana pelo governo federal que objetiva tirar da miséria crianças de 0 a 6 anos de idade.

A asma está entre as principais causas de internação entre crianças dessa faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram de crianças de até 6 anos. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por conta da doença.

A gratuidade deve beneficiar até 800 mil pacientes por ano. Atualmente, o programa Farmácia Popular atende 200 mil pessoas que adquirem medicamentos para o tratamento de asma com até 90% de desconto nas unidades da rede própria e privada.
Com a gratuidade, a estimativa é que este número possa quadruplicar. A venda dos medicamentos para asma foi a que mais apresentou crescimento nas farmácias populares, chegando a 322% de aumento entre fevereiro de 2011 e abril de 2012.


Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Saúde)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

30 horas, eu apóio!

Vamos mostrar a força da nossa profissão....


30 horas, eu apóio!


Fenafar lança campanha para mobilizar os farmacêuticos e farmacêuticas a enviarem uma mensagem aos senadores solicitando apoio para a aprovação do projeto que reduz a jornada de trabalho da categoria para 30 horas semanais, sem redução de salário. Na próxima quarta-feira, 18, a Federação realiza café da manhã com os senadores para discutir este e outros temas de interesse da categoria.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns à todas as Mulheres Brasileiras!!!

Comemorar e Refletir...
Desde 1975, após oficialização pela ONU (Organização das Nações Unidas), comemoramos em 08 de março o "Dia Internacional da Mulher". Esta data foi escolhida em homenagem as mulheres operárias de uma fábrica de tecido, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, que corajosamente, em 1857, numa grande greve, ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Fortemente reprimidas, após serem trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
A partir daí o dia 8 de março além de homenagear e ser uma data comemorativa dos direitos conquistados pelas mulheres passou a ser uma oportunidade para discutirmos cada vez mais o papel da mulher na sociedade, tendo como objetivo diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização.
Mesmo com todos os avanços, como o direito ao voto em 1932, nós mulheres ainda sofremos com salários mais baixos, violência masculina, assédios, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.
Mulheres diariamente com muita garra, paixão, sabedoria, amor e carinho, exercem várias atividades diárias, conciliando na maioria das vezes, cuidados domésticos, familiares, estudos e atividade profissional.
Conhecer nossos direitos é fundamental para sermos respeitadas e garantirmos que os mesmos sejam cumpridos.
É urgente e essencial estarmos mais envolvidos com os órgãos da nossa categoria profissional e com a comunidade em que atuamos, para podermos opinar, contribuir para formarmos lideranças femininas e conquistarmos os nossos espaços em todos os setores, inclusive na política.
A igualdade de salários com os profissionais masculinos, o não à violência praticada à mulher, seja em casa ou no local de trabalho, o não ao assedio moral e sexual deve ser a bandeira de luta de todos nós, homens e mulheres!
Nesta data comemorativa vamos então, comemorar e permitir a reflexão sobre os anseios e necessidades das mulheres
A luta por demais difícil que seja deve ser uma luta não só da sociedade como um todo, mas genuinamente feminina.
PARABÉNS A TODAS NÓS.