Escolhas

"Existem dois jeitos de viver: acomodar-se ou ousar. Quando lutamos por idéias nas quais acreditamos nasce daí um sentimento de dignidade de ser alguém que faz a diferença"



Roberto Shinyashiki

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Eleição Conselho Municipal de Saúde

Amanhã, sábado 09 de novembro estarei concorrendo a uma vaga no Conselho Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes. Atividade voluntária e de grande importância. Entendo, que o CMS é mais uma ferramenta que utilizo para lutar pela saúde da população deste país.
Desde que comecei a estudar farmácia, coloquei-me como defensora da saúde. E não da falta de saúde!
Iniciei esta defesa, ainda estudante, nas diversas ações que me submeti na Universidade. Centro acadêmico, trabalho social.... Quando me tornei proprietária de farmácia, continuei me voluntariando a promover saúde em instituições, escolas... . Depois assumi a responsabilidade, também voluntária, de lutar pela defesa da sociedade e da profissão farmacêutica junto aos colegas no CRF SP. Desde 2011, me dedico (como posso) pois também sou voluntária, a defender os interesses do profissional farmacêutico no SINFAR.
Muitos pensam que por ser farmacêutica acredito que os medicamentos sejam essenciais as pessoas! Claro que não! Aliás cada vez mais que adquiro experiência profissional, percebe que apesar de importantes, devemos sempre procurar utilizar cada vez menos este recurso.
Hoje, no trabalho que desempenho na Universidade Braz Cubas, no Núcleo de Atendimento Farmacêutico, percebo a importância do farmacêutico neste processo de medicalização, ou melhor, na desmedicalização! Mas este assunto será tema de outra postagem!
A mensagem que quero deixar é que sempre me pego inconformada com algumas situações que presenciamos diariamente. Falta de profissionais da sáude, quando existem mal serviço prestado, dispensação de medicamentos sem orientação, uso indevido dos mesmos, descaso....
O CM é um local (ou deve ser) de discussão.  Como conselheira, poderei lutar em prol de mudanças.
Tenho como bandeiras a defesa do SUS, a inserção das práticas integrativas, principalmente Homeopatia e Fitoterapia, a NÃO precarização do trabalho, o bom uso do dinheiro público... enfim....
Minha maior bandeira é dar minha contribuição para um País melhor.... Não fazer nada mais do que garantir direitos...
Que amanhã eu tenha sorte de que trabalhadores da saúde acreditem que possa representá-los!
Depois conto o resultado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário